Anunciados os projetos vencedores da primeira edição do OPJovem

São 7 os projetos vencedores.

Publicado em 2018-01-10

Já são conhecidos os projetos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa pioneira a nível mundial que consiste num processo de decisão democrática, possibilitando que cidadãos com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos, possam apresentar e decidir projetos de investimento.

Foram 167 os projetos que estiveram em votação de 27 de novembro a 22 de dezembro, divididos por quatro áreas temáticas: desporto inclusivo; educação para as ciências, inovação social e sustentabilidade ambiental. Os jovens puderam votar no seu projeto favorito através de SMS e da plataforma opjovem.gov.pt.

Os projetos vencedores foram anunciados numa sessão pública de Apresentação de Resultados que decorreu no dia 8 de janeiro no Centro de Juventude de Lisboa, com transmissão em direto no canal do YouTube Maluco Beleza e apresentação de Rui Unas.

Os 300 mil euros para financiamento de projetos dos jovens nesta primeira edição, vão ser distribuídos por 7 projetos nas áreas temáticas da sustentabilidade ambiental, desporto inclusivo e educação para as ciências.

Liga-te à Pateira é um dos projetos vencedores, da autoria de Inês Tavares de Castro, Hélder da Silva Arede e Alexandre Resende Reis Pires, e propõe a recuperação e preservação do Percurso Pedestre da Lagoa da Pateira.

Sandrina Pereira criou o projeto Arribeirar, com vista à recuperação de um bosque que liga as terras de Ameal e Vale Domingos no Município de Águeda reintroduzindo fauna e flora local no mesmo.

O Grande Livro do Parque, apresentado por Catarina Tomaz, pretende ser um centro interpretativo com elevado interesse pedagógico e uma ferramenta multifacetada para promover o interesse pela natureza e sua preservação, e será implementado no parque botânico de Vale Domingos.  

Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência motora, permitindo e fomentando a prática desportiva, o projeto Banco de Ajudas Técnicas Desportivas é outros dos projetos vencedores. A proponente Maria Patrocínio, propõe a cedência gratuita, a título temporário, de equipamentos adaptados para a prática desportiva de pessoas com deficiência motora.

Marta Silva e Joana Amorim são as autoras de outro dos projetos mais votados, Minhotacleta. O projeto prevê a aquisição de bicicletas que serão disponibilizadas em parques e infraestruturas de apoio ao turismo existentes no território de Viana do Castelo, podendo as mesmas ser utilizadas gratuitamente pelos residentes no concelho.

App Caderneta de Aluno, projeto apresentado por Ana Bento, permite agilizar a comunicação entre encarregados de educação e professores, com recurso a uma aplicação para smartphone.

Gym4all é um projeto proposto por um grupo de estudantes do concelho de Seia, resultado da sua paixão pela ginástica. Este pretende o desenvolvimento e implementação desta modalidade, em parceria com entidades do concelho.

O sucesso da primeira edição ditou a relevância da continuidade da mesma, pelo que está já assegurada a realização da próxima edição, com um aumento da dotação financeira para 500 mil euros.