Encontra aqui as respostas às perguntas mais frequentes sobre o OP Jovem. Caso não encontres resposta para as tuas dúvidas contacta-nos através do telefone ou correio eletrónico indicados no rodapé da página.
Encontra aqui as respostas às perguntas mais frequentes sobre o OP Jovem. Caso não encontres resposta para as tuas dúvidas contacta-nos através do telefone ou correio eletrónico indicados no rodapé da página.
É uma iniciativa do Governo de Portugal, atualmente na terceira edição, que prevê a disponibilização de 500 mil euros para serem gastos em projetos propostos e decididos por jovens com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive.
Para a edição de 2019 foram definidas as seguintes áreas temáticas: Educação Formal e Não formal, Emprego, Habitação, Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Participação e Igualdade e Inclusão Social.
Todos os jovens com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, terão a possibilidade de apresentar propostas e votar nos projetos finalistas.
O OP Jovem abrange todo o território nacional.
A terceira edição do OPJovem tem um orçamento global de 500 mil euros, sendo que o valor máximo por projeto é de 100 mil.
Para que seja considerada válida, uma proposta deve respeitar os seguintes critérios:
As propostas que respeitem integralmente estes critérios serão transformadas em projetos, com a indicação das respetivas previsões orçamentais.
Cada proposta dará origem a apenas um projeto. Admite-se, no entanto, que um projeto seja fruto da fusão de duas ou mais propostas, no caso de estas serem semelhantes ou complementares. Nestas situações, os autores das propostas serão devidamente contactados.
A apresentação de propostas poderá ser feita através da página opjovem.gov.pt, mediante um registo de utilizador, nos Encontros de Participação que terão lugar em diferentes locais do País ou nos serviços desconcentrados do IPDJ.
Sim, é possível.
Sim, os participantes podem apresentar propostas para qualquer ponto do país, tendo no entanto que visar o benefício de pelo menos dois municípios. Estes não necessitam de ser municípios vizinhos.
Não. Depois de apresentadas, as propostas serão analisadas por uma equipa composta por elementos das diferentes áreas temáticas do OPJovem. Apenas as propostas que respeitem os critérios definidos passarão à votação pública nacional.
Terminada a análise será publicada uma lista provisória das propostas excluídas e dos projetos a colocar à votação.
São sessões presenciais de debate e informação para a apresentação de propostas, bem como para propiciar esclarecimento e auxílio aos participantes que pretendam envolver-se ativamente no OP Jovem.
Os Encontros terão lugar um pouco por todo o território nacional e serão antecipadamente divulgados nos diferentes meios de comunicação do OPJovem e do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Todos os cidadãos nacionais e estrangeiros a residir legalmente em Portugal, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, inclusive, poderão votar nos projetos finalistas via SMS ou através da página do OPJovem. Cada participante tem direito a um voto.
Os projetos vencedores são aqueles que recolherem o maior número de votos, até perfazer o montante de 500 mil euros.
O OP Jovem terá as seguintes fases e respetivo calendário: