Já são conhecidos os projetos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa pioneira a nível mundial que consiste num processo de decisão democrática, possibilitando que cidadãos com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos, possam apresentar e decidir projetos de investimento.
Foram 167 os projetos que estiveram em votação de 27 de novembro a 22 de dezembro, divididos por quatro áreas temáticas: desporto inclusivo; educação para as ciências, inovação social e sustentabilidade ambiental. Os jovens puderam votar no seu projeto favorito através de SMS e da plataforma opjovem.gov.pt.
Os projetos vencedores foram anunciados numa sessão pública de Apresentação de Resultados que decorreu no dia 8 de janeiro no Centro de Juventude de Lisboa, com transmissão em direto no canal do YouTube Maluco Beleza e apresentação de Rui Unas.
Os 300 mil euros para financiamento de projetos dos jovens nesta primeira edição, vão ser distribuídos por 7 projetos nas áreas temáticas da sustentabilidade ambiental, desporto inclusivo e educação para as ciências.
Liga-te à Pateira é um dos projetos vencedores, da autoria de Inês Tavares de Castro, Hélder da Silva Arede e Alexandre Resende Reis Pires, e propõe a recuperação e preservação do Percurso Pedestre da Lagoa da Pateira.
Sandrina Pereira criou o projeto Arribeirar, com vista à recuperação de um bosque que liga as terras de Ameal e Vale Domingos no Município de Águeda reintroduzindo fauna e flora local no mesmo.
O Grande Livro do Parque, apresentado por Catarina Tomaz, pretende ser um centro interpretativo com elevado interesse pedagógico e uma ferramenta multifacetada para promover o interesse pela natureza e sua preservação, e será implementado no parque botânico de Vale Domingos.
Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência motora, permitindo e fomentando a prática desportiva, o projeto Banco de Ajudas Técnicas Desportivas é outros dos projetos vencedores. A proponente Maria Patrocínio, propõe a cedência gratuita, a título temporário, de equipamentos adaptados para a prática desportiva de pessoas com deficiência motora.
Marta Silva e Joana Amorim são as autoras de outro dos projetos mais votados, Minhotacleta. O projeto prevê a aquisição de bicicletas que serão disponibilizadas em parques e infraestruturas de apoio ao turismo existentes no território de Viana do Castelo, podendo as mesmas ser utilizadas gratuitamente pelos residentes no concelho.
A App Caderneta de Aluno, projeto apresentado por Ana Bento, permite agilizar a comunicação entre encarregados de educação e professores, com recurso a uma aplicação para smartphone.
Gym4all é um projeto proposto por um grupo de estudantes do concelho de Seia, resultado da sua paixão pela ginástica. Este pretende o desenvolvimento e implementação desta modalidade, em parceria com entidades do concelho.
O sucesso da primeira edição ditou a relevância da continuidade da mesma, pelo que está já assegurada a realização da próxima edição, com um aumento da dotação financeira para 500 mil euros.