Fase de votação do OPJovem tem início a 22 de junho

Concluída a fase de análise técnica e consulta pública, publicou-se hoje a lista final dos projetos aprovados e das propostas rejeitadas. Esta pode ser consultada no seguinte endereço https://opjovem.gov.pt/projetos-2019

A votação terá início amanhã, dia 22 de junho, e decorrerá até 4 de agosto, contando com 232 projetos finalistas.

Os cidadãos jovens, com idades entre os 14 e os 30 anos, poderão exercer o seu direito de voto de duas formas: através da página opjovem.gov.pt ou de mensagem SMS gratuita.

Caso optem pela primeira opção, deverão efetuar login ou registo na plataforma, aceitar a política de privacidade e selecionar o projeto pretendido.

A votação por SMS implica o envio de mensagem escrita de telemóvel, para o número 4310, com o seguinte texto: Número do projeto [espaço] Número completo do Cartão do Cidadão (12 dígitos) [espaço] autorizo. Exemplo: 2 [espaço] 134231392ZV1 [espaço] autorizo.

Os jovens cidadãos estrangeiros a residir em Portugal deverão colocar o “Número de Autorização de Residência” no corpo da mensagem.

Como é do conhecimento público, o OPJovem é um processo restrito aos cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos. Para que a organização possa verificar a idade dos votantes e validar ou não os votos recebidos, torna-se necessário que os próprios consintam a consulta deste dado. Esta é a razão pela qual a palavra “autorizo” é obrigatória na mensagem por SMS. Sem esse consentimento, a organização fica impedida de confirmar os dados necessários, sendo obrigada a desconsiderar esses votos. 

O Governo da República Portuguesa é o primeiro a realizar um processo de orçamento participativo jovem de âmbito nacional, conferindo aos participantes o poder de decisão sobre uma parte do orçamento de estado, tornando o OPJovem numa iniciativa pioneira a nível mundial.

O teu papel é fundamental. Participa!

IMG_1254.JPG