Orçamento Participativo Jovem Portugal recebeu mais de 400 propostas

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, destacou o empenho e o compromisso da juventude para com as suas comunidades que permitiu com que fossem submetidas mais de 400 propostas ao Orçamento Participativo Jovem Portugal, entre 2 e 29 de outubro.

«Esperamos que este Orçamento Participativo Jovem continue a ser um sucesso para que nos próximos anos continuemos a levar a cabo esta iniciativa, que é no fundo mais um apelo à participação dos jovens na nossa vida coletiva», afirmou. 
Todas as quatro áreas do Orçamento Participativo Jovem obtiveram propostas – Inovação Social, Sustentabilidade Ambiental, Desporto Inclusivo e Educação para as Ciências – bem como abrangeram todos os distritos do País e regiões autónomas. Mais de cem propostas são de aplicação nacional.
Ao longo de outubro, o Instituto Português do Desporto e Juventude promoveu 20 encontros de participação (em cada uma das capitais de distrito, Açores e Madeira), permitindo que centenas e centenas de jovens pudessem entender como funciona e o que se pretende com um orçamento participativo, assim como obterem ajuda imediata para a elaboração das suas propostas.
Em algumas regiões do país, houve até encontros auto-organizados por parte de grupos de jovens e/ou associações juvenis. As propostas estão agora a ser analisadas e tecnicamente validadas.
Na próxima semana será apresentada a lista provisória dos projetos que irão a votação – uma votação que decorre de 27 de novembro a 22 de dezembro.
Os projetos vencedores do OPJovem 2017 serão conhecidos a partir de 26 de dezembro.
image_1btptfblr1h1ngfq1pld1edtsckt.jpg